Cenário
Ambiental

O problema

O contexto mundial do cenário ambiental está sempre em constante mudança. Por isso, é importante que estejamos sempre informados de seus problemas para propormos possíveis soluções, ou mesmo para mudarmos nossos hábitos. Por menor que sejam essas mudanças, elas podem resultar em grandes benefícios.

A poluição da natureza é tão intensa que é responsável por uma em cada quatro mortes prematuras de seres humanos por ano no mundo. A poluição atmosférica, os produtos químicos que afetam a água potável e a destruição acelerada dos ecossistemas provocarão a cada ano uma nova espécie de epidemia mundial, que tem efeitos negativos, inclusive sobre a economia dos países.

Fumaça branca saindo de chaminés de indústria.
Pessoa com luvas segurando copos plásticos sujos de areia da praia.

Além disso, temos o fato de que há uma grande dificuldade para se encontrar uma forma eficaz de tratar o lixo e os resíduos que produzimos. Incineração ou coprocessamento envolvem baixa temperatura do processo e a presença abundante de ar atmosférico, e então surgem os verdadeiros males ambientais.

A incineração ou queima do lixo, seja ele hospitalar, municipal ou industrial, produz grande quantidade de substâncias cancerígenas, como PCDD, PCDF e TCDD. Esse fato foi descoberto por meio de pesquisas realizadas na década de 1970. Além disso, são geradas cinzas nesse processo, as quais – como mencionadas anteriormente – devem ser aterradas.

No caso de resíduos hospitalares e industriais, devido aos componentes presentes no lixo, a quantidade de metais pesados nas cinzas oriundas de incineração é absurdamente alta. Há ainda um aumento muito elevado do risco de contaminação de águas subterrâneas quando esses resíduos forem acomodados em aterros.

As leis vigentes atualmente (como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em agosto de 2010, que determina a proibição de lixões) poderão tornar ainda mais caro o tratamento desses resíduos especiais, o que praticamente exige a busca por novas tecnologias de tratamento de lixo e que possam tornar o processo mais barato e menos poluente.

A tecnologia utilizada na Vorax – UTR DuoTherm de destilação seca (via gradiente térmico, fazendo com que o lixo seja aquecido e pirolisado na primeira fonte e vitrificado na segunda fonte, na ausência de oxigênio) é a solução mais eficaz até hoje em todo o mundo. 

Lixo carbonizado com chamas.

A máquina Vorax

A tecnologia DuoTherm é uma inovação tecnológica em que um reator, contendo duas fontes térmicas, gera um gradiente de calor em altas temperaturas entre essas fontes.

O reator não possui refratário, como nos modelos convencionais, e, por isso, o equipamento acaba sendo leve e de baixa manutenção, podendo ser usado em hospitais, indústrias, navios, cidades, ou seja, em qualquer local que, mesmo tendo um espaço reduzido, necessite de tratamento de resíduos.

Durante o processo, o lixo é completamente desintegrado, o que reduz consideravelmente a formação de poluentes danosos ao meio ambiente e à saúde.

A redução em massa do lixo orgânico, nesse processo, é da ordem de 10:1 e, em volume, de 100:1 a 200:1, de acordo com a categoria do lixo processado.

Máquina VORAX.
Pessoa separando os tipos de lixos recicláveis nas respectivas lixeiras.

Entendendo o processo

A Vorax – UTR DuoTherm é capaz de processar resíduos de qualquer classe, baseada em tecnologia inovadora que gera um gradiente térmico produzido por duas fontes térmicas. Trata-se de um processo de gaseificação patenteado que consiste no aquecimento do lixo, resultando em três frações de diferentes estados físicos: o equipamento só gera um tipo de subproduto sólido, um floculado ou borra seca, resultante do processo de tratamento, não gera óleos e nem gera líquido combustível ou água. O equipamento pode gerar vapor caso necessário e de forma customizada é possível acoplar um sistema de geração de vapor.

Ícone de três garrafas.
Ícone de pingo de água caindo em poça de água.
Ícone de duas nuvens.

O equipamento é compacto e destrói por completo o lixo, reduzindo massa e volume de forma eficaz e segura, com baixo consumo de combustível auxiliar. No interior do reator, há duas fontes térmicas, a primeira a 900 °C e a segunda a 1600 °C, formando um gradiente térmico e processando por completo inclusive resíduos hospitalares e perigosos. Transformando-os em não perigosos.

Os subprodutos sólidos resultantes desse processo, por sua vez, são extraídos do gaseificador na forma de floculados, Classe II (resíduo comum) e podem ser destinados em aterro comum, se necessário podem ser fundidos e vitrificados em uma etapa extra, transformando-os em Classe II B (resíduo inerte), representam, em média, apenas de 10 a 13% do peso total processado.

Os gases formados no processo não possuem dioxinas ou furanos e são de baixo volume.

Esse processo propicia extrema redução da quantidade de gases exaustos quando comparados a processos convencionais, além de não permitir a formação de dioxinas ou furanos, tendo em vista  a baixa adesão de ar no processo e a alta temperatura. Os gases formados no interior do reator são  exauridos e resfriados bruscamente (quench) para, então, serem tratados e neutralizados em um lavador de gases tipo seco com injeção de bicarbonato de sódio. Filtros de última geração a base de carvão ativado, alumina ativada, permanganato de potássio e zeólita caso necessário, asseguram que os níveis de emissões atendam às necessidades específicas de cada resíduo e as normas ambientais.

Criança jogando garrafa de plástico verde no lixo reciclável.

Para a sua operação, a Vorax – UTR DuoTherm requer apenas uma tomada industrial de 380V. O equipamento pode ser operado de forma contínua ou intermitente, conforme a necessidade do usuário. Seu consumo de energia é baixo – uma unidade de 2000 kg/dia consome o equivalente a 5 chuveiros elétricos (40 kW/hora), variando conforme a categoria do lixo.

A Vorax – UTR DuoTherm pode ser usada em ambiente plano de, no mínimo, 4 metros de altura. O reator para lixo hospitalar (indústria, navios, portos, aeroportos etc.) requer treinamento mínimo e contém o estado da arte da tecnologia no tratamento dos resíduos. Seu controle é automático, desde a partida até o desligamento do seu ciclo.

Benefícios

Outros procedimentos aplicados em menor escala, como os de autoclavagem e de destruição por radiação (inclusive provenientes de fontes de micro-ondas), por não reduzirem o volume do material descartável, não são considerados apropriados à destinação final dos resíduos.

Mão segurando pedra mineral escura.

Esse processo difere dos anteriormente citados, principalmente pelas seguintes características:

Ícone de check na cor verde.

Não processa o lixo na presença excessiva do ar, reduzindo consideravelmente a produção de poluentes a serem tratados.

Ícone de check na cor verde.

Não produz moléculas cancerígenas que necessitam de muito oxigênio para serem formadas. Os gases a serem tratados, que existem em pequena quantidade, sofrem um enorme choque térmico, impedindo que moléculas nocivas voltem a existir no meio ambiente.

Ícone de check na cor verde.

Não há formação de cinzas, tóxico sempre presente nos processos convencionais. A fusão dos resíduos particulados (tipo cinza) em matrizes férreas e cerâmicas inibe a formação de cinzas e elimina a necessidade de se utilizar outras metodologias de descarte.

Ícone de check na cor verde.

O processo é totalmente automatizado, o que torna a operação do equipamento extremamente simples.

Ícone de check na cor verde.

A Vorax - UTR DuoTherm consegue dar destinação final aos resíduos de qualquer origem, incluindo os hospitalares, pois o processo faz com que todos os tipos de materiais apresentem praticamente o mesmo comportamento: desintegram-se e, em seguida, tornam-se líquidos para finalmente se solidificarem, formando material completamente inerte e atóxico.

Pessoa jogando garrafa de plástico transparente no lixo reciclável.

Diferenciais e vantagens

Aplicações
Pode ser utilizada em hospitais, indústrias, condomínios, ilhas, vilarejos, navios, portos, aeroportos, entre outros.

Funcionalidade
Qualquer pessoa pode alimentar o reator com o material a ser processado, pois o equipamento opera automaticamente. O resíduo a ser tratado não requer seletividade. A princípio, tudo pode ser processado: matéria orgânica, ferro, metais e até mesmo areia.

Logística
O tratamento do lixo se dá de forma simples e totalmente segura, sem a necessidade de qualquer sistema logístico especial.

Ambiental
Trata todo o material sem classificação. Atende às normas mais rigorosas. Não produz cinzas tóxicas ou perigosas e os gases exaustos são bastante reduzidos e atóxicos.

Segurança
O próprio usuário tem controle absoluto do destino de seus resíduos, ficando livre de eventuais multas aplicadas pelos órgãos de controle ambiental devido a ações irregulares praticadas por terceiros.

Economia
O custo do serviço é muito inferior ao praticado com a contratação de terceiros.

Tipos de lixo que podem ser processados:

• Carvão

• Drogas

• Esgoto

• Biomassa

• Hospitalar

• Lama galvânica

• Carcaça de animais

• Cinzas de incineradores

• Agrotóxicos e suas embalagens

• Pneus

• Municipal

• Oléos usados

• Pilhas e baterias

• Resíduos industriais perigosos

• Resíduos de materiais explosivos

• Materiais de baixa radiatividade

• Lama orgânica proveniente de indústrias petroquímicas

Nota técnica: praticamente não há restrição quanto ao material a ser processado no reator. 

Funcionária olhando para a câmera, usando jaleco branco e óculos de grau transparente.

Especificações técnicas

Descrição do Equipamento 5t/dia

Especificações Técnicas
Modelo
VORAX* DuoTherm 5000
Peso
20 t
Altura Vorax
6 m (sem duto de exaustão)
Largura Vorax
4 m
Comprimento - Alimentador
13,5 m
Altura - Alimentador
5 m
Comprimento - Alimentador
4 m
Diâmetro da Chaminé
0,6 m
Material de Fabricação
1020 / Inox
Vazão de Ar (máx)
40 m3/min
Vazão dos gases exaustos (máx.)
44 m3/min
Temperatura dos gases exaustos (máx.)
150 ºC
Vazão dos gases exaustos (máx.)
44 m3/min
Alimentador de resíduos
Tipo Triturador + Rosca
Chaminé
Material: AISI 304, Isolamento: lã de rocha (120kg/m3), Construção: Norma UNE 123001, Diâmetro min. 40cm, Diâmetro máx. 46cm, Comprimento min. 10m, Altura de saída máx. 4m
Requisitos Operacionais
Voltagem
380V, 60Hz
Potência - VORAX* DuoTherm 5000
120 kw
Subprodutos sóludos (médio)
250 kg/d
Tempo operacional
8400 h/ano
Insumos
Consumo de água
0,0
Vazão máxima de gás (GN)
17,5 kg/h
NaOH (concentrção 50%)
2,5 kg/h
Consumo estimado de gás (GN)
14 kg/h

Informações

Pular para o conteúdo